top of page
Buscar

O QUE É FERTILIZANTE FOLIAR E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS:

Fertilizantes foliares são soluções nutritivas, compostas por micronutrientes, macronutrientes e/ou aminoácidos e são aplicados nas folhas das plantas.

Os macronutrientes de maior importância são: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S) e Magnésio (Mg).





COMO É APLICADO O FERTILIZANTE FOLIAR?

O fertilizante foliar é aplicado na parte aérea das plantas, nas folhas/caules, e este processo de uso do fertilizante foliar chama-se adubação foliar.

Portanto, adubação foliar é a aplicação do fertilizante foliar nas folhas das plantas é uma forma alternativa e complementar ao método tradicional de adubação no solo.

RESULTADOS E VANTAGENS DO FERTILIZANTE FOLIAR?

O fertilizante foliar apresenta ótimos resultados em vários tipos de culturas, e é considerado muito eficiente também na correção e solução de problemas pontuais do plantio.

Algumas vantagens do fertilizante foliar

  • Fornece nutrientes para a planta, muitas vezes não disponível no solo, como Nitrogênio (N), Fosforo (P) e Cálcio (K) que são os principais;

  • Resultados e respostas rápidas -> rapidamente é notado a mudança de comportamento das plantas após uso do fertilizante foliar;

  • E ´considerado um processo mais natural, simples e que auxilia rapidamente as plantas.

  • Aumento da produtividade é um fato, tanto em frutos por plantas, como produtos por hectárie.

O que é adubação:

Adubação é fornecer os nutrientes que não estão disponíveis no solo para as plantas. São estes nutrientes que irão equilibrar Ela consiste em fornecer os nutrientes que não estão disponíveis suficientemente de forma natural e que são necessários à planta para garantir o seu desenvolvimento. Ou seja, são insumos que repõem as quantidades e equilibram as proporções dos compostos químicos essenciais.

Adubação Foliar é melhor do que Adubação via solo?

Temos vários casos de sucesso que comprovam que a adubação foliar traz resultados surpreendentes ao produtor. Estes resultados são obtidos rapidamente e são vistos em curto espaço de tempo, bem como no momento da colheita onde a produção será maior com certeza.

A adubação foliar não substitui a adubação de solo convencional, ela deve ser utilizada de forma complementar para ampliar os resultados.

Na adubação foliar o solo não é corrigido, enquanto que na adubação via solo o mesmo é corrigido diretamente.

No que se refere a absorção de nutrientes pela planta, existem várias opiniões à respeito, mas, o fato é que na adubação foliar a planta recebe diretamente os nutrientes, enquanto que no solo/na terra acaba sendo feito de maneira indireta e pode sofrer impactos por consequências de alguns fenômenos como a lixiviação que diminui a absorção porque os nutrientes acabam sendo “lavados” com a força da água.

Estocagem do Fertilizante Foliar

Além dos benefícios diretos na produtividade e na saúde das plantas, a o fertilizante foliar traz vantagens logísticas e de armazenagem ao produtor.

A aquisição, manuseio e estocagem é mais simples e possibilita uma simplificação do processo total de cultivo, que muitas vezes acaba sendo um problema para muitos produtores rurais.

Fatores externos que impactam na adubação foliar:

Temperatura e umidade relativa do ar: a adubação foliar tem mais chance de dar certo quando é feita pela manhã e fim da tarde, já que temperaturas menores e alta umidade irão favorecer a absorção do fertilizante foliar.

Quantidade de luz: quanto maior a quantidade de luz melhor será a absorção das plantas.

Aplicadores de fertilizante foliar: muitas vezes investir em um aplicador com bicos específicos traz um melhor resultado na aplicação do fertilizante foliar nas plantas, pois os aplicadores permitem uma melhor aplicação e por consequência uma maior probabilidade do nutriente entrar nas plantas.


38 visualizações0 comentário
bottom of page